Rede mesh com LoRa (meshtastic)

Eu tenho brincado com o Meshtastic e tenho achado super legal! Dá pra mandar mensagens, usar serial, e até áudio via uma rede mesh completamente independente de internet (embora dê pra usar mqtt e integrar com a internet também).

É super fácil (precisa de um módulo LoRa e um microcontrolador pra rodar o firmware), e seria interessante ter um nó no LHC e ter mais gente brincando com isso. Aí dá pra se comunicar em caso de internet falha e tudo mais. Tem gente que põe em bateria recarregada por energia solar inclusive!

4 curtidas

Legal esse projeto! acho que vou tentar mexer depois que validar a LHCbit que tem LoRa.

Olhei ontem à noite e me pareceu bem sussa portar o Meshtastic pra uma placa nova. Especialmente quando já tem suporte à placas parecidas (ESP32, mesmo rádio, display, etc). Seria legal demais a gente portar isso aí pro LHCbit e começar a construir essa rede mesh em Campinas e região!

Pode ser um tipo de aplicação para utilizar aquelas Espressif. Semana passada dei uma estudada na utilização de BLE na plaquinha q peguei emprestado.

Isso – as plaquinhas com ESP32 usam mais energia que as com o NRF, mas tem Wifi e tudo mais, então rola até mesmo fazer ponte de LoRa pra MQTT nelas mesmo.

Semana que vem tô no LHC com uma Heltec v3 com antena de 915MHz pra largar lá e fazer um nó LoRA com Meshtastic.

Larguei o nó Meshtastic lá, mas preciso configurar pra ser acessível pela rede interna. O bagulho deve estar tentando acessar a rede da minha casa :stuck_out_tongue:

Configurei o nó pra ficar na rede IoT também. Habilitei suporte à MQTT usando o tópico msh/BR, e aumentei o hop count pra 99. Para acessar, só conectar em http://meshtastic.lhc.net.br/ de dentro da rede do LHC.

1 curtida

Esse endereço (http://meshstatic.lhc.net.net) não está acessível localmente. Acessamos o nó do LHC pelo 192.168.8.133.

Configurações do nó do LHC:

IP: 192.168.8.133
Região: ANZ
Long Fast

Testes de Alcance

A partir do nó do LHC, fizemos alguns testes de alcance. Eu tenho um nó a 6,2km do LHC, na direção do Taquaral. Meu nó não é capaz de se comunicar diretamente com o LHC na configuração padrão (Long Fast). Alterei, momentaneamente para Very Long Slow e consegui comunicação direta :partying_face:

Essa configuração, porém, não é recomendada para a criação de uma rede mesh e foi revertida para o valor padrão (Long Fast).

Organização do Projeto

A ideia deste post é organizar os objetivos e próximos passos do projeto

Objetivo

O objetivo é criar uma rede de cobertura em Campinas!

Para isso, precisamos alocar o maior número possível de nós em pontos estratégicos (pontos alto, com visada). Topo de prédios, caixas d’água etc. Estes nós estratégicos não precisamo de uma conexão com a internet e (talvez) energia elétrica (se tiver melhor, claro). Estes nós também funcionarão como repetidores (não acessíveis diretamente).

Repetidores

São nós alocados em locais estratégicos. Eles não receberão mensagens diretamente, somente irão receber e encaminhar pacotes.

Requisitos

1. Instalados em locais altos, com boa visada;
  2. Instalados em ambiente externo (proteção contra chuva);
  3. Alimentação por fonte ou placa solar;

Componentes (em avaliação)

Clientes

Estes são nós usados pelas pessoas. Geralmente, estes nós são “portáteis”, para serem usados no dia-a-dia. As mensagens enviadas/recebidas são acessíveis através de uma conexão bluetooth (aplicativo Meshstatic) ou através de uma interface web acessível pelo IP local. Há também dispositivos que podem conter um teclado/tela e enviar/receber mensagens diretamente, como o T-Deck.

Componentes

Próximos Passos

Nó do LHC

Instalar o nó do LHC no local mais alto possível da sede, junto com uma anterna externa ominidirecional;

Sugestão

Verificar se é possível alocar o nó no telhado, levando alimentação até ele por dentro da laje. Se possível, deixar somente a antena para fora (sem precisar instalar o dispositivo no case hermético).

Repetidores

• Testar placa Heltec WiFi LoRa 32 (v3) com painel solar;
  • Testar antenas externas;

Clientes

Sugestões

• Placa Heltec ou T-Beam;
  • Case impresso em 3D (impressora do LHC);
  • Se usado em case (e se for prédio), usar uma antena direcional na janela;

Compras

Comprei, recentemente, no AliExpress:

Ao chegar, farei alguns testes com o painel solar que será, eventualmente, doado para ser usado como repetidor em um ponto estratégico.

Dicas

• Atenção para a frequência do rádio LoRa: o Brasil usa o mesmo plano de frequências da Austrália (915MHz)
  • Compras no AliExpress tem desconto para a primeira compra. Um novo e-mail pode, supostamente, ser uma novo cadastro para uma suposta primeira compra.
1 curtida

Pra prender, será que não rola botar um eletroduto inteiro, preso com aquelas presilhas de cano no parapeito das varandas? Aí é fácil subir um fio por dentro. Se precisar de arames para dar sustentação, pelo menos dois dá pra colocar no parapeito, um na parede (com parafuso de argola), e um no muro.

Tipo esse cara aqui:
D_693501-MLB45549638951_042021-C

Então…

Eu pensei na solução eletroduto também, mas das varandas pra fora, não rola chegar nem mesmo no nível do telhado porque ele ultrapassa a dimensão da varanda. Daí o nó não ficaria acima da parede e teria uma grande atenuação no lado oposto.

Eu considerei duas alternativas, ambas “por dentro do telhado”. Dá pra subir na laje pelo banheiro (seguro!). Se tiver algum caibro interno e/ou se for de boa subir a antena pra fora do telhado (idealmente no centro), seria o cenário ideal. Se não, a gente pode deixar o dispositivo na laje e a antena presa no caibro central de sustentação (por dentro mesmo: acho que a perda por causa da telha seria bem menor que em relação às paredes). O que acha?

A vantagem, nestes dois casos, é que não precisa colocar o dispositivo num case a prova d’água. deixa o nó dentro do telhado.