Comprei para testar: Módulo Wifi Esp32 Lora Display Oled Bluetooth 915mhz
Acho uma boa ideia botar isso lá em cima, e você tem razão com questão do eletroduto (se não conseguir um comprido o suficiente para passar da altura do telhado).
Só ver com cuidado a questão da calafetação, mas deve ser sussa se tiver alguém disposto a subir na laje de novo
Subiram na laje da sede hoje e viram que tem antena UHF já instalada, com mastro e tudo mais. A ideia agora é reutilizar aquilo para fazer a instalação de uma antena LoRA juntamente com o rádio.
Nó meshstatic do LHC
Preparação
Instalar nó Heltec em uma caixa hermética com conectores para fio PP (energia) e saída para o fio da antena.
Energia Elétrica
Derivar dos fios que passam pela laje, ligar em um sonoff (que ficará instalado na laje, próximo ao alçapão) e de onde sairá o fio PP que irá para o nó.
Instalação
Instalar com antena omnidirecional no mastro já existente no LHC. Não será necessário retirar o o mastro. É fácil acessá-lo da laje e dá para instalar a caixar hermética + antena no mastro.
Fotos
Ah, mas esse endereço está errado! É “meshtastic” e não “meshstatic”, e é “lhc.net.br”, e não “lhc.net.net”. Deve funcionar só de dentro da rede do LHC (tem configuração no roteador pra resolver esse domínio para esse endereço IP aí; esse endereço inclusive está pinado no DHCP para não mudar).
Indicação de material sobre funcionalidades “extras” do projeto meshtastic:
Status atual da rede em Campinas. 12/11/2024.
Apenas lembrando que esse é uma das redes LoRa que estamos subindo.
Futuramente teremos projetos rodando com LHCbit e outros testes.
Teste de Antenas
Antena ARS Yagi 4 Elementos 900MHz
Doação do Leandro Pereira para o Nó Meshtastic do LHC.
Especifições da Antena
504230-DIRU-110-28C9.pdf (632,2,KB)
Testes com NanoVNA
Carta de Smith:
Conclusão
Antena muito bem avaliada: será utilizada para montagem do nó no telhado do LHC.
Montagem do Nó do LHC no telhado
Projeto
Montar a antena Yagi de 4 elementos no mastro do LHC. Logo abaixo, instalar uma caixa hermética com os seguintes itens:
- Placa Heltec Lora 32 doada pela L.;
- Fonte 5V;
- Bateria 18650 para backup;
Esta caixa hermética seria alimentada através de um cabo PP (2 x 1,5mm²) que desce até o forro do telhado. Acima da caixa, a saída da antena com este conector. No forro, derivar energia dos cabos de energia e conectar a um Sonoff (para operação remota).
Lista de Materiais
- Caixa Hermética: já disponível no LHC. Preferência pela menor caixa possível.
- Sonoff: disponível no LHC.
- Fonte DC 5V: disponível no LHC.
- Fita de Auto Fusão: verificar se possui no LHC.
- Cabo PP 2 x 1,5mm², 10m: precisa comprar.
- Derivador de fio tipo emenda rápida: precisa comprar.
- Abraçadeira tipo U para prender a Antena Yagi ao mastro: precisa comprar.
- Prensa cabo para o cabo PP na caixa hermética: verificar no LHC/comprar.
- Tomada (estilo plug) para colocar dentro da caixa hermétrica: verificar no LHC/comprar.
Montagem
A Verificar
- Como prender a caixa hermética ao mastro?
Para fixar a caixa hermética vocês podem usar fita de aço inox. Eu tenho e posso enviar.
Tipo aquelas cintas de poste? Se tiver uma foto, manda pra gente… talvez sirva mesmo
Eu tenho o segundo modelo.
Não vi na lista o passo cabo para as caixas.
Boa! Se puder deixa alguns lá no LHC (tem uma caixa lá em cima que tem a antena e onde estamos guardando os componentes), acho que vai ser útil.
Sobre o passa cabos, você diz o prensa cabo? Tipo esse?
Esse mesmo.
Eu estou em Itajubá e tenho parentes indo para Campinas. Eles deixam com vocês o material.
Abaixo algumas fotos da montagem preliminar do nó que será instalado no telhado do LHC.
Explicando:
- Alimentação por cabo PP 3 x 1,00mm², que entra pela parte debaixo da caixa pelo prensa-cabo;
- Há um sindal que serve para as ligações internas (AC, DC e bateria);
- A caixa será presa ao suporte de antena através de abraçadeiras U, que serão ajustadas por dentro da placa;
- A fonte de 5V foi adaptada de um carregador antigo (com o case parcialmente aproveitado);
- A placa Heltec Lora 32 V3 está afixada em uma peça impressa na impressora 3D (referência aqui);
- Foi feito um pack com 4 baterias 18650 que está ligado ao circuito de carregamento da placa Heltec;
- A alimentação da placa foi feita com um conector USB-C ligado ao sindal (somente os fios correspondentes à alimentação);
- A saída da antena está localizado na parte superior da caixa;
O conjunto está em testes (ligado à tomada) no LHC.
Além dos testes, fica ainda pendente (para a instalação final):
- Ligar o cabo PP ao sonoff no forro do LHC;
- Fazer a derivação de energia para o sonoff;
- Usar uma mangueira de PVC para isolar a parte interna da abraçadeira em U (sugestão da @lpereira ) para evitar arco voltaicos em caso de raios;
- Usar arruela de vedação internamente ao instalar;
- Usar silicone para vedação na parte interna e externa;
- Usar fita de autofusão para isolar o conector da antena (após instalação);
Sonoff alimentação AC da caixa do Meshtastic: 192.168.8.40
A outra antena que recebemos de doação é a seguinte:
Com a seguinte especificação:
502139-ASA-920.pdf (594,4,KB)