Ledsticker: Uma matriz de LED controlada via USB

A proposta do projeto Ledsticker era ter uma matriz de LED grudada na tampa do notebook junto com os outros adesivos que normalmente se gruda. Com a grande diferença, claro, que esse “adesivo” seria conectado na porta USB do computador, de onde receberia a energia, além de poder ser controlado através dela.

Eu escrevi um artigo no meu blog contando sobre a trajetória de fazer esse projeto: https://nfraprado.gitlab.io/br/ledsticker-meu-primeiro-projeto-holistico-de-sw-hw.html

O projeto, claro, é totalmente aberto. O repositório do software é Nícolas F. R. A. Prado / ledsticker · GitLab e contém o código do programa e alguns “adesivos” que fiz. O repositório do hardware é Nícolas F. R. A. Prado / ledsticker-hw · GitLab e contém o projeto da PCB feito no KiCad. Ambos os repositórios estão documentados e espero que tenham todas as informações necessárias para quem quiser usar.

Também criei uma página no Hackaday para o projeto: Ledsticker | Hackaday.io

Levou mais ou menos um ano e meio para concluir o projeto (boa parte do tempo foi esperando componentes). Mas agora que finalmente concluí, aqui estão algumas fotos do resultado:

A PCB com todos os componentes soldados:
final_board

A PCB grudada no notebook:

Um “adesivo” de glider (esse foi desenhado na mão mesmo):
glider

As linhas de comando que são usadas para carregar os adesivos na placa, e a placa mostrando eles (o primeiro é estático, o segundo é animado mas foi desenhado na mão, o terceiro é uma simulação gerada por um script em python “em tempo-real”):
ledsticker

1 curtida

Parabéns! muito bacana esse esquema :slight_smile: