Cluster com Raspberry PI

A ideia é montar um cluster com minicomputadores Raspberry PI , Para execuções de experiências, tanto com ferramentas de orquestrações dos dispositivos, testar sistemas diversos, publicar novos serviços para validar funcionalidades, até mesmo rodar serviços para o próprio Hackerspaces e sua dinâmica de atividades (existe uma lista de ferramentas que pode ficar bem grande, aos poucos publicarei a lista), além da execução de alguns estudos e projetos.

O Projeto surgiu através de conversas com alguns membros do Laboratório Hacker de Campinas , pelo fato do pessoal ser muito curioso, gostar também de testar hardware e sistemas, olhando para o outro ponto onde temos um Rack de servidor, ambiente com espaço disponível, estrutura e rede funcional montar algo assim. Outro fato que me ajudou a iniciar isso, é que acabamos de mudar de sede do LHC , no qual organizei a infraestrutura do Hackerspace , então já deixei o Rack preparado para receber esse projeto do cluster .


Galera literalmente “subiu a infraestrutura do Hackerspace”

Durante o começo do ano, pesquisando mais sobre esse tema pela internet, encontrei arquivo compartilhado e aberto no qual uma pessoa fez uma Blade para Raspberry PI em acrílico, a pessoa disponibilizou no Thingiverse [1].

Decidi então acelerar essa ideia e dando um pontapé inicial, baixei os arquivos, encaminhei para o meu amigo que tem uma laser cutter , como ele não tinha o acrílico e o custo ia ficar um pouco caro até comprar mais material, resolvi produzir no material MDF 3mm mesmo. Segue imagens do equipamento e resultado dos cortes.


Laser cutter utilizada para realizar os cortes no MDF


Peças cortadas e processo de montagem (colagem)


Blade montada, composta por 14 lâminas para fixar Raspberry PI

Mesmo com um material de baixo custo e espessura fina, acabou ficando com uma qualidade inferior ao do acrílico, pelo menos temos uma versão 1.0. Outra coisa que chamou a atenção nesta Blade center , é que ela tem diversas lâminas removíveis para cada Raspberry Pi , facilitando então para a montagem que será gradualmente, além de suportar até 14 placas. Como citado anteriormente já fiz a instalação da Blade no rack do servidor no começo do ano, agora podemos ativar o projeto e espero que ele fique parrudo.


Raspberry Pi fixada em uma lâmina.

Enquanto não complementos às 14 lâminas com placas, quero rodar alguns experimentos nesta blade , adicionando diversas placas concorrentes, para realizar benchmark por modelos de placas, por exemplo com Orange PI , Artik , Caninos Loucos entre outras placas de desenvolvimentos.


Consegui deixar também uma Raspberry PI 0 fixada em uma lâmina.

Atualmente a Blade está fixada no Rack do servidor do Laboratório Hacker de Campinas , também deixei montada com 3 Raspberry PI , inciando os testes com infraestrutura.


Primeiras Raspberry PI funcionando na blade

Happy Hacking

Stay Home, Stay Hacking.

[1]https://www.thingiverse.com/thing:3836447/files

[2]https://hackaday.io/project/170435-raspberry-pi-bladecenter

[3]https://douglasesteves.eng.br/2020/05/cluster-com-raspberry-pi-parte-01/

1 curtida