Tarefas para membros do LHC 2025

Lista de tarefas e atividades para ser realizadas pelos membros do hackerspace.

LEGENDA:
Pendente | Em progresso | Completo

  • Acompanhar a limpeza do hackerspace
    • 21 de Fevereiro de 2025
    • 7 de Março de 2025
  • Orçar e comprar
    • Bateria estacionária 12V para o no-break do rack
    • Fontes para RPi do Homelab
  • Revisar todos os códigos QR espalhados pelo LHC para pagamento via Pix (verificar valores, conta de destino, etc)
  • Configurar TV-Box para a TV da sala
    • Instalar VLC para Android
    • Instalar Kodi com vários plugins (tipo media.ccc.de, peertube para a nossa instância, etc)
  • Organização do Laboratório de Eletrônica
    • Triagem de componentes repetidos que estejam em quantidade de difícil armazenamento (como as fontes de notebook)
    • Verificação do funcionamento dos equipamentos
      • Estação de solda
      • Osciloscópio
      • Fontes
      • Multímetros
      • Geradores de função
    • Triagem de coisas que podem integrar uma leva da TGIMBOEJ entre hackerspaces
    • Instalação dos timers (já comprados e no LHC) nas bancadas eletrônicas para evitar que esqueçam coisas ligadas
    • Instalação da TV para o microscópio de placa
    • Trocar lâmpadas de bancada queimadas
  • Triagem de coisas que podemos vender e/ou se livrar
    • Caixas de som seladas que estão na estante de cima (já aprovada em reunião, falta anunciar e vender)
    • Serra de bancada Black&Decker (precisa aprovar)
    • Livros, revistas (precisa aprovar)
    • Botijões de gás (embaixo da escada; ver item de melhorar cozinha antes)
      • O que está cheio (confirmar se está cheio)
      • O que está vazio
  • :construction: Painel de Led modular com Raspberry Pi 4
  • Modo festa no banheiro
  • Instalar a Chave de Status do LHC
  • Melhorar a cozinha
  • Arrumar HDMI para projetor (eventos)
  • Portas e janelas
    • Troca de fechadura das portas de cima que estão com defeito
    • Instalação de bate-porta para não prender porta com cabo na maçaneta (o que ocasionou o defeito)
    • Instalação de sensores
      • Sensor de presença usando mmWave (existem sensores por volta de R$50 no AliExpress, já com conexão WiFi ou Zigbee)
      • Portas das varandas do andar de cima
      • Portas externas do andar de baixo
      • Janelas do andar de baixo
      • Configuração dos sensores para mandar para algum serviço, rodando no LHC ou na nuvem, para guardar o status dos sensores
      • Usar o status dos sensores para mostrar, próximo à porta de entrada, se tem alguma janela/porta aberta
      • Integração com a chave de status do LHC e sensor de presença: se a chave mudar para o status fechado e o sensor de presença não acusar presença de ninguém, e os sensores acusarem que há alguma janela ou porta aberta, avisar por e-mail para lista de associados ou bot de Telegram em canal específico apenas para alertas (também fechado para associados)
  • Instalação do segundo ventilador no andar de cima
  • Fornecer asilo à alienígenas no LHC :alien:

Eu acho legal ter uma lista de tarefas que pessoas possam fazer, mas não sei se o Discourse é a melhor plataforma para organizar algo do tipo. Antes tínhamos tarefas em um repositório no Github como issues (o que permitia pelo menos indicar se ela tinha sido concluída ou não). Mas aqui acho que fica meio “perdido”, já que não é exatamente a função de um app de fórum.

Será que não vale mais a pena tentar centralizar novamente no Github (tendo um quadro kanban para isso) e irmos aos poucos tentar fazer com que as coisas funcionem por lá?

Tem um módulo pra painel de kanban pro Discourse: Kanban Board - Theme component - Discourse Meta, talvez convém dar uma olhada pra ver se vale a pena instalar.

Já tem instalado um módulo que permite marcar um tópico como resolvido também, mas precisa configurar a categoria pra ter essa opção.

Legal esse esquema @lpereira @rennerocha

Ficou aberto, esse item (não deu tempo de testar ele).

Estava falando com o @manasouza , estamos buscando uma forma boa de ter a lista das atividades que precisa ser feitas.

Antes a gente estava usando uma planilha compartilhada.

Mas como na quarta-feira tivemos que gastar um tempo arrumando o laboratório e recebendo o pessoal para a Oficina de IoT não deu tempo de terminar esse tópico aqui.

De repente fica mais simples com isso aqui: Discourse Checklist - Plugin - Discourse Meta
montado em uma tabela

Aí editamos o primeiro post desse tópico com essa estrutura

Parece que não precisa mais instalar isso! Podemos testar. Vou editar o post principal com as bagaças de fazer checklists.

1 curtida

Fiz também a alteração do tipo de post para ser tipo Wiki. Assim qualquer pessoa pode editar, sem precisar ser admin. Quero testar esse tipo de post pra usar no resto do site.