Streaming/gravação de imagens projetadas

Agora que temos um projetor fixado no teto do LHC, eu estava pensando em fazer um negócio pra facilitar distribuir coisas que forem projetadas lá, tanto pra facilitar eventos híbridos, quanto para eventos como Tosconf onde as palestras são gravadas.

Pra isso, eu comprei algumas coisas:

E pretendo usar coisas que já tem no LHC:

Aí a ideia é a seguinte:

  1. Cabo longo HDMI ir do chão, perto da tela de projeção, até uma caixa com esse equipamento
  2. Cabo longo HDMI entra na entrada (1) do switch automático de HDMI
  3. Chromecast entra na entrada (2) do switch automático de HDMI
  4. Saída do switch automático de HDMI entra no splitter de HDMI
  5. Um cabo sai do splitter para o projetor, outro cabo vai para uma placa de captura HDMI
  6. Placa de captura HDMI ligada no Raspberry Pi rodando Restreamer e OBS
  7. Câmera PTZ ligada no Raspberry Pi, talvez até em outro Pi próximo à parede oposta à tela de projeção, ou abaixo do projetor, para capturar a imagem de quem estiver palestrando

Com isso:

  • Restreamer manda para YouTube, PeerTube, e até mesmo Chromecast para a TV de baixo ou uma TV que a palestrante consiga ver
  • OBS controla a câmera e outras coisas de OBS, tipo mudar posição das coisas na tela de streaming, ou até mesmo pedir pra ele seguir rostos automaticamente com o PTZ da câmera
  • Se ninguém tiver HDMI plugado para projetar direto, Chromecast projeta
  • Não precisa instalar software em nenhum lugar para quem estiver palestrando

As coisas que eu comprei eu pretendo levar quando for ao LHC no fim do ano.

Semana que vem tô indo no LHC com esse equipamento pra montar esse negócio todo aí!

Eu consegui montar boa parte disso, mas ainda não terminei. Espero conseguir ter pelo menos o básico funcionando essa semana ainda.

O povo concordou em botar esse equipamento no rack, o que é uma ideia legal. Aí o cabo longo vai pro projetor, e pegamos o HDMI da TV que está na parede e deixamos perto de onde palestrantes geralmente ficam. (Eu trouxe cabos HDMI mais curtos que podem ser usados na TV.)

Não sei ainda como vai ficar a câmera, mas a gente dá um jeito. Seria legal se fosse câmera IP, mas é USB, e isso atrapalha um pouco.