Montando um Rack usando as estruturas e ferramentas do Hackerspace

Esta publicação tem como objetivo, mostrar alguns passos e mostrar um pouco da construção de um Rack personalizado. Foi realizado em 2021 durante a pandemia, utilizei o espaço do Laboratório Hacker de Campinas em todas as atividades, lá tem espaço e diversas ferramentas.

Além de ser um local interessante para conversar com pessoas e aprender coisas diferentes deste eletrônica, computação, marcenaria e qualquer tema que os envolvidos estejam conversando ou trabalhando no momento.

Como eu fui morar em Campinas no começo de 2021, estava pensando em comprar algumas coisas para o meu novo espaço, e uma coisa que eu achei legal na internet é decoração com ambiente como industrial, usando metalon e madeira.

Chamei o meu amigo Shis que estava estudando e criando design e projetos com móveis, Combinei com ele que além de projetar se ele poderia ensinar o uso de algumas ferramentas no qual eu não domino e tinha pouca experiência. Assim criei novas atividades durante a pandemia.

O legal que as interações com o schema foi feito em poucas versão, aprovei o modelo em poucas interações, no qual a gente estava conversando sobre a quantidade de uso de metalon e madeira. Essa era a demanda, no início em pesquisas pela internet, notamos um padrão de móveis usando estrutura de metalon e tampo de madeira. Com a criatividade o Shis criou um design diferente e bacana, gostei e segue a foto para conferir. No começo notamos que o projeto foge do padrão, tendo as pernas de madeira e base de metalon. Achei que foi rustico e aprovei nesse formato.

Segue imagens do esquemático e visualização em 3D.

De materiais para o projeto foram usados Metalon, madeira Garipeira, parafusos Allen M19 deinox, também foi utilizado verniz poliéster para o metalon e além de cera para madeira.

A construção seguiu as etapas:

• Corte de metalon
  • soldar estrutura de metalon
  • esmerilhou estruturas
  • envernizou estruturas
  • Escolha da madeira
  • nivelamento e cortes madeira para o formato de pé.
  • lixar madeiras
  • acabamento com cera
  • Montagem!

Enfim montando um RACK D.I.Y