O logo do LHC e da Tosconf já são bem conhecidos hoje em dia no meio de hackerspaces nacionais, mas pouca gente sabe como foram feitos!
Já me perguntaram se é pixel art. Quase! Na verdade é ANSI Art, que é basicamente desenhar usando caracteres especiais para fazer sombreado, caixas, etc em interface de terminais, com código para mudar de cor.
Foi desenhado no ACiDRAW para DOS. Se não reconheceu o ACiD ali: eles eram um dos maiores grupos se ANSI art na década de 90. Por exemplo, essa imagem aqui é feita somente com caracteres da página CP437 do PC:
O mesmo vale praquela imagem do logo do LHC que aparece no projetor. Não é pixel art, é tudo caracter e fonte padrão do DOSBOX! Por exemplo, quem já usou o projetor do LHC, viu uma imagem que tem o logo do LHC e uma andorinha atrás, com o escrito “O LABORATÓRIO HACKER DE CAMPINAS APRESENTA”; isso vem diretamente do convite para a festa de inauguração, de 2011!
(A andorinha é inspirada na andorinha desenhada nos ônibus circulares de Campinas!)
Inclusive, para quem quiser ver o convite original, do jeito que foi divulgado em 2011, é só abrir um terminal e rodar o comando: curl http://labs.hardinfo.org/tmp/lhc-convite.txt
A inspiração para o logo do LHC ser com essas letras veio de uma pichação que eu vi num vagão de trem na Alemanha, quando fui para um evento de segurança lá. É o motivo, inclusive, do logo às vezes ser usado na diagonal, pois o picho era na diagonal!
O logo da Tosconf foi desenhado do mesmo jeito. Tanto é que é possível copiar e colar, já que tem uma cor só:
┌───┬───┬───┬───┬───┬───┬───┐
└─┐ │ │ ─┤ │ │ │ ─┤
│ │ │ ├─ │ ─┤ │ │ │ │ ┌─┘
└─┴───┴───┴───┴───┴─┴─┴─┘
A inspiração veio do logo da DeLorean (a simetria, fazendo o T do começo parecer o F), alguns pichos que vi por aí (por exemplo, onde fica o “buraco” do O e do C, e o traço do N), e o logo dessa empresa que faz caixas herméticas para coisas elétricas (geralmente são usadas em semáforos e tal):
Tá aí um pouquinho da história do LHC pra quem tinha a curiosidade :)