Folhas em resina Epoxy

Eu estou a algum tempo querendo fazer alguma coisa com resina epoxy, mas sempre tinha outros projetos no caminho. Agora sem poder ir no LHC e usar a marcenaria, resolvi tentar fazer algumas brincadeiras com resina em casa.

Esses dois canais são os principais que estão me incentivando a fazer algo:

Mas antes de tentar fazer qualquer coisa parecida com o que eles fazem, vou começar com algo pequeno. A ideia é fazer algumas folhas pequenas dentro da resina (inspirados nesse vídeo) para tentar aprender um pouco o processo e entender como as resinas funcionam:


Aparentemente não temos muitas opções de resina no Brasil. Estou comprando essa resina agora para começar. Assim que começar, vou colocando comentários do andamento desse projeto e os resultados.

1 curtida

Massa! Sabe dizer quanto tempo depois as folhas perdem essa cor verde?

Não faço ideia :slight_smile:

Eu encontrei nesse site algumas dicas para preservar as folhas na resina:

Parece que é importante deixar elas secar por um tempo (não tirar ela da planta e já querer colocar ela na resina). Talvez isso ajude a manter o verde. Também li que existem algumas resinas com proteção UV que talvez ajudem a não descolorir. Mas vou testar isso assim que a resina chegar aqui em casa.

Enquanto a resina não chega (deve chegar no fim da semana que vem), peguei algumas folhas para serem usadas nos primeiros testes. Nos vídeos e artigos que vi, em vários as pessoas colocam as folhas dentro de um livro por uma semana para ficar mais plana e secar melhor.

Para o primeiro teste, eu juntei 19g de resina epoxi 2001 e 9.9g de endurecedor 3154. Misturei bem e despejei em duas tampinhas de plástico até a metade. Coloquei as folhas no meio e agora (seguindo o que vi em vários vídeos) vou deixar por pelo menos 3h antes de colocar uma nova camada cobrindo totalmente as folhas.


Percebi que se formaram muitas bolhas. Depois tenho que descobrir como resolver isso (normalmente as pessoas usam um pequeno maçarico), mas não vou comprar um ainda.

1 curtida

Apliquei a segunda camada de resina. Por algum motivo, essa segunda mistura ficou com muito mais bolhas do que a primeira. Quando despejei a resina, havia centanas de pequenas bolhas bem aparentes. Após passar uns 20 minutos as bolhas diminuíram, mas com certeza muitas vão permanecer. Agora esperar até amanhã para ver o resultado final.

Um dos motivos prováveis é que acho que dessa vez, eu mexi a mista da resina com o endurecedor mais rápido. Provavelmente se tivesse feito a mistura mais lentamente, surgiriam menos bolhas.

1 curtida

Depois de 24h:

As bolhas ficaram presentes, principalmente nas que estavam debaixo da folha na primeira camada. O suporte que eu usei nao estava muito plano, então não ficou muito plano. Preciso agora lixar bem para dar o acabamento final.

Na próxima vez, preciso diminuir as bolhas. Vou tentar comprar um pequeno maçarico culinário para ver se isso melhora.

No LHC também tem uma bomba de vácuo. Deve ser possível construir uma câmara de vácuo com uma panela de pressão e acrílico. Tem vários vídeos na Internet ensinando fazer isso; eu lembro de ter visto algo assim naquele Kin/g of Rand/om

Brinquedo novo! Agora espero que as bolhas sumam de vez… em breve coloco fotos do meu próximo teste.

@rennerocha olha que legal: https://www.youtube.com/watch?v=HanzQAd6fy4