Planejar um Open Hackerspace

Já faz algum tempo que várias pessoas comentam que seria interessante ter um dia regular onde o LHC estaria aberto para receber visitas de pessoas querendo conhecer o hackerspace. Nesse dia, qualquer pessoa que quisesse poderia chegar no LHC e teríamos alguém que estaria disponível para apresentar o espaço e explicar o funcionamento do LHC.

Conversando com o @douglas e o @manasouza, eu comentei algumas ideias que eu tenho sobre como poderíamos deixar esse dia um pouco mais estruturado.

• Escolher um dia fixo no mês (tipo a primeira quarta-feira do mês) e deixar agendado pelo menos as três ou quatro primeiras datas (idealmente já começar agora em fevereiro). Começar fazendo mensalmente para não sobrecarregar a agenda.
  • Para cada dia, ter uma pessoa associada responsável por receber as visitantes para apresentar o espaço e explicar o funcionamento do LHC. É necessário ter essa pessoa definida e que ela esteja no LHC apenas para isso no dia (mesmo que fique sozinha no dia pq ninguém apareceu!)
    • Talvez ter uma co-responsável, que é outra associada que ainda é nova no LHC e não se sente a vontade para apresentar o hackerspace para outras pessoas sozinha
    • Alternar a responsabilidade, para não ficar preso a apenas uma pessoa todos os meses. Assim a cada data, pessoas diferentes estarão no LHC.
  • Ter um checklist (super simples) para a pessoa responsável do dia saber o que precisa lembrar de falar para os visitantes (história do LHC, como funciona, agenda de eventos, como arrecadamos, redes sociais, projetos e eqptos), assim temos certeza de que quem nos visitar vai receber as informações minimas e não ficar perdida.
    • Talvez ter um tópico fixo aqui que a pessoa possa usar como referência, ou uma página impressa no LHC com tópicos bem por cima.
    • Colocar mais cartazes no LHC com links para redes sociais, agenda, etc.
  • Outras associadas podem usar o LHC como quiserem nesse dia. A responsabilidade principal de receber os visitantes já é definida, mas se mais gente quiser participar, fica aberto.

Antes do evento:

• Fazer convites explícitos para pessoas/grupos virem nos visitar
2 Likes

O hackerspace que já fui associada em Portland tinha um Open Hackerspace também na 1a Sexta do Mês, das 18 às 21h. Mas ao invés de alguém ficar lá de bobeira por 3 horas, era um dia que toda pessoa associada ia pra socializar e tal, e se aparecesse alguém novo querendo conhecer o espaço, aí alguém se voluntariava a fazer o tour. Desse jeito ninguém ficava lá só por ficar, parecendo trabalho, pra algo que é bem possível que não vai ter tanta gente vindo assim.

Daria pra emendar no dia de trabalhar no LHC – assim de dia o espaço fica lá pra quem quiser trabalhar, e de noite, tem umas horas pra quem quiser conhecer o espaço. Aí já vai ter pessoas associadas lá e não precisa ser nada especial.

Que acha?

1 Like

Eu pensei em ter uma pessoa definida como “responsável” pelo dia, para termos 100% de certeza que o hackerspace vai estar aberto. Senão, marcamos o dia e na hora ninguém vai lá abrir e ferrou tudo! Se a pessoa estiver lá sozinha, ela pode aproveitar o espaço com seus próprios projetos.

Sobre outras pessoas socializando, acho que a ideia é essa mesmo! Incentivar as pessoas a irem lá para socializar, não “trabalhar”. Acredito que se marcarmos o dia, vai ter mais gente por lá. Provavelmente pode virar um dia onde vai rolar conversas sobre aquelas ideias mirabolantes que provavelmente não vão ser implementadas.

Sobre a data, acho que é até melhor que seja em um dia diferente do “Trabalhe no LHC”. Quem fica durante o dia, provavelmente pode não querer/poder ficar a noite. E também sendo em um dia diferente, temos a casa ocupada um dia a mais na semana.