Já faz algum tempo que várias pessoas comentam que seria interessante ter um dia regular onde o LHC estaria aberto para receber visitas de pessoas querendo conhecer o hackerspace. Nesse dia, qualquer pessoa que quisesse poderia chegar no LHC e teríamos alguém que estaria disponível para apresentar o espaço e explicar o funcionamento do LHC.
Conversando com o @douglas e o @manasouza, eu comentei algumas ideias que eu tenho sobre como poderíamos deixar esse dia um pouco mais estruturado.
- Escolher um dia fixo no mês (tipo a primeira quarta-feira do mês) e deixar agendado pelo menos as três ou quatro primeiras datas (idealmente já começar agora em fevereiro). Começar fazendo mensalmente para não sobrecarregar a agenda.
- Para cada dia, ter uma pessoa associada responsável por receber as visitantes para apresentar o espaço e explicar o funcionamento do LHC. É necessário ter essa pessoa definida e que ela esteja no LHC apenas para isso no dia (mesmo que fique sozinha no dia pq ninguém apareceu!)
- Talvez ter uma co-responsável, que é outra associada que ainda é nova no LHC e não se sente a vontade para apresentar o hackerspace para outras pessoas sozinha
- Alternar a responsabilidade, para não ficar preso a apenas uma pessoa todos os meses. Assim a cada data, pessoas diferentes estarão no LHC.
- Ter um checklist (super simples) para a pessoa responsável do dia saber o que precisa lembrar de falar para os visitantes (história do LHC, como funciona, agenda de eventos, como arrecadamos, redes sociais, projetos e eqptos), assim temos certeza de que quem nos visitar vai receber as informações minimas e não ficar perdida.
- Talvez ter um tópico fixo aqui que a pessoa possa usar como referência, ou uma página impressa no LHC com tópicos bem por cima.
- Colocar mais cartazes no LHC com links para redes sociais, agenda, etc.
- Outras associadas podem usar o LHC como quiserem nesse dia. A responsabilidade principal de receber os visitantes já é definida, mas se mais gente quiser participar, fica aberto.
Antes do evento:
- Fazer convites explícitos para pessoas/grupos virem nos visitar