PeerTube do LHC

O PeerTube é uma alternativa descentralizada para o serviço de compartilhamento de vídeos. É uma alternativa aberta e livre ao YouTube formando uma rede de pequenos provedores de vídeo interconectados através de um sistema federado.

O PeerTube usa Activity Pub, um protocolo federado que permite que você interaja com outro software, desde que este use o mesmo protocolo. Por exemplo, PeerTube e Mastodon - um Twitter alternativo - estão conectados: você pode seguir um usuário do PeerTube a partir do Mastodon (o vídeo mais recente da conta do PeerTube que você segue vai aparecer no seu feed), e até mesmo comentar em um vídeo do PeerTube diretamente da sua conta do Mastodon.

Agora que estamos gerando cada vez mais conteúdo em vídeo, faz muito sentido que tenhamos no LHC essa alternativa para compartilharmos e mantermos esse conteúdo sob nosso controle sem fazer parte de nenhum monopólio corporativo ou depender de propagandas que não temos o menor controle (e também não recebmos nada por elas).

Instalamos uma instância para armazenar e compartilhar os vídeos dos associados e dos frequentadores do LHC. Quem tiver interesse em ter sua conta e utilizar esse novo serviço do LHC, é só entrar em contato para configurarmos uma nova conta.

Já estamos com alguns canais de associados, mas seria muito legal que outros comecem a utiliza-lo!

Qualquer dúvida, só comentar por aqui :slight_smile:

1 Like

Oi @rennerocha !

Nós do LKCAMP estamos organizando essas semanas encontros para falar com desenvolvedores de software livre do Brasil, que apelidamos de LKConf. Até agora só fizemos um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YZvrrG9BSlg (o que era pra ser ontem foi adiado pra semana que vem por problemas técnicos), mas vamos fazer mais alguns nas próximas semanas.

Esses vídeos estão ficando no youtube, mas adoraríamos subir na instância de PeerTube do LHC também se achar que faz sentido!
Poderia ser legal também subir os vídeos anteriores do LKCAMP, sobre tópicos diversos do kernel Linux, mas aí talvez ficasse muito pesado.

Oi @nfraprado,

Eu acho que faz muito sentido termos vídeos do LKCamp no PeerTube do LHC! Quando subi essa instância a principal motivação foi disponibilizar um espaço para que os associados e as pessoas da comunidade ao redor do LHC possam manter seus vídeos sem precisar depender do YouTube.

Eu vi o canal de vocês e a quantidade de vídeos não vai sobrecarregar a nossa instância. O legal do PeerTube é que vc consegue importar vídeos do YouTube só colocando a URL, assim a migração não fica tão trabalhosa.

Acabei de liberar novamente a criação de contas. Minha sugestão é que você crie uma conta para a organização lkcamp e a partir daí importar e organizar os vídeos em canais de acordo com o que vocês acharem melhor.

Assim que tiver criado a conta, só me avise para eu verificar se está tudo funcionando corretamente.