NodeLHC

__TOC__

[[Image:nodeLHC.png|thumb|350px|

nodeLHC

]]

Introdução

A placa nodeLHC foi desenvolvida para auxiliar no aprendizado do módulo ESP12. A placa possui todos os periféricos necessários para a comunicação com o PC.

Esquemático

Os principais componentes que constituem a placa nodeLHC são:

  • 1 x CHIP FTDI,
  • 1 x ESP12 ou ESP07,
  • 1 x LDO 3.3 (LD1117).
nodeLHC_esquematico.png

Montagem

ATENÇÃO não soldar o resistor R6, pois ao soldar este componente a placa nodeLHC não irá funcionar.

BOM (Bill of Materials):

Descrição

Parte

Valor

Capacitor cerâmico (0603)

0.1uF

C2, C3, C5

Resistor (0603)

10k

R1, R2, R3, R4, R5

Capacitor eletrolitico (8mm)

100uF

C1, C4

Indutor (0603)

150ohm

L1 (Opcional)

Resistor (0603)

330

R89 (Opcional)

Chave táctil (pushbutton)

NA

S1,S4

ESP12 ou ESP07

NA

U$1

Conversor USB serial

FT232RLSSOP

U1

LDO 3.3V

LD1117

U$2

Conector USB mini

NA

JP1

LED vermoelho 0805

NA

LED2 (Opcional)

Configuração dos Jumper

Para a placa nodeLHC funcionar é necessário soldar os Jumpers smd.

O Jumper JP2 deve ser soldado em direção ao resistor de pullup (confirme figura abaixo). Os jumpers JP4 e JP8 irão definir como será realizado a programação do ESP através dos botões ou direto da IDE, conforme mostra a figura abaixo:

NodeLHC_jumper.png

Gravando um Firmware

Um dos modos de gravar um firmware é com a utilização da IDE do arduino junto com uma biblioteca do ESP8266 Community. Você pode verificar aqui: 1

Se você deixou os Jumpers JP4 e JP8 em modo "Botão" precisrá colocar em modo gravação de forma manual. Clique em ENVIAR/UPLOAD na IDE do arduino e então coloque o NodeLHC em modo Gravaçaõ. Para colocar a placa em modo de gravação você deve apertar e manter pressionado o botão da GPIO0 (ao lado do LED) e então pressionar o RESET e depois soltar o botão da GPIO.

Este processo vai colocar o ESP em modo de gravação, porém ele só fica esperando por alguns segundos, então se o seu sketch demorar para compilar você precisa esperar uns segundos para colocar em modo gravação.

Caixa para o ESP

Case você tenha uma Impressora 3D ou consiga imprimir de outra forma, o Rafael Estevam desenhou um case customizável para o NodeLHC Tem furos para os botões e para a saída dos pinos (opcional) Refrigeração para o ESP8266 (opcional) E cortes adicionais para passar fios e outras coisas.

Está disponível de forma livre (CC-BY) no Thingiverse no endereço: 2