Item de inventário #0052 - Impressora Xerox

Aqui está um mini tutorial para configurar a impressora Xerox Phaser 3020 em um computador Linux:

Tutorial: Configurando a Impressora Xerox Phaser 3020 no Linux

Passo 0: Ligar a impressora

1. Certifique-se que a impressora esteja ligada na parede e que o botão esteja apertado e verde.

Passo 1: Baixar e Extrair o Driver

1. Baixe o driver da impressora Xerox Phaser 3020 (geralmente disponível no site da Xerox).
  2. Extraia o arquivo:
    cd ~/Downloads
    tar -xvzf Xerox_Phaser_3020_LinuxDriver.tar.gz

Passo 2: Instalar o Driver

1. Navegue até o diretório extraído:

cd uld

2. Execute o script de instalação:

sudo ./install.sh

• Isso instalará o driver e configurará os arquivos necessários.

Passo 3: Configurar a Impressora

1. Identifique o IP da impressora se for uma impressora de rede. Supondo que o IP seja 192.168.8.89.

2. Adicione a impressora usando o lpadmin:

sudo lpadmin -p Xerox_Phaser_3020 -E -v ipp://192.168.8.89/ipp/print -m everywhere

• -p Xerox_Phaser_3020: Nome da impressora.
    • -E: Habilita a impressora.
    • -v ipp://192.168.8.89/ipp/print: Endereço da impressora na rede.
    • -m everywhere: Seleciona o driver apropriado.
  3. Verifique se a impressora foi adicionada corretamente:

lpstat -p

• Deve exibir a impressora Xerox_Phaser_3020 como ativa e pronta para uso.

Passo 4: Testar a Impressão

1. Imprima uma página de teste:

lp -d Xerox_Phaser_3020 /usr/share/cups/data/testprint

2. Verifique o status da impressão:

lpq -P Xerox_Phaser_3020

3. Verifique os logs em caso de problemas:

sudo journalctl -u cups

Conclusão

Se a página de teste foi impressa com sucesso, sua impressora está configurada corretamente. Caso encontre algum problema, os logs do CUPS podem ajudar a diagnosticar o que está errado.

Esse procedimento pode ser seguido em outros computadores Linux para configurar a mesma impressora. Se precisar de mais informações, ajuste as etapas conforme necessário.

Driver aqui em caso do site sair do ar: Xerox_Phaser_3020_LinuxDriver.tar.gz (6.8 MB)

Ontem eu usei este tutorial no Manjaro e pude validá-lo. O procedimento funciona para configurar a impressora.

No entanto, percebi que existem problemas de estabilidade da impressora na rede do LHC: por vezes ela pára de responder ao ping e foi necessário reiniciá-la para retomar a conexão. Então, antes de realizarem o procedimento acima, certifiquem-se de que ela está acessível na rede (ping 192.168.8.89).

Eu acho que deve ter alguma configuração de economia de energia que desliga a impressora e/ou o rádio WiFi se não é usado por algum tempo. Como a gente só liga a impressora quando precisa, acho que é de boa desligar isso. Deve ser possível com o app da Xerox para Windows, ou pelo browser, se ela estiver na rede.

Uma outra opção que talvez valha a pena ver é configurar o Thinkpad X220 que fica ao lado da impressora para imprimir via USB nela, e compartilhar a impressora via rede pelo laptop.