Rede mesh com LoRa (meshtastic)

Eu tenho brincado com o Meshtastic e tenho achado super legal! Dá pra mandar mensagens, usar serial, e até áudio via uma rede mesh completamente independente de internet (embora dê pra usar mqtt e integrar com a internet também).

É super fácil (precisa de um módulo LoRa e um microcontrolador pra rodar o firmware), e seria interessante ter um nó no LHC e ter mais gente brincando com isso. Aí dá pra se comunicar em caso de internet falha e tudo mais. Tem gente que põe em bateria recarregada por energia solar inclusive!

4 Likes

Legal esse projeto! acho que vou tentar mexer depois que validar a LHCbit que tem LoRa.

Olhei ontem à noite e me pareceu bem sussa portar o Meshtastic pra uma placa nova. Especialmente quando já tem suporte à placas parecidas (ESP32, mesmo rádio, display, etc). Seria legal demais a gente portar isso aí pro LHCbit e começar a construir essa rede mesh em Campinas e região!

Pode ser um tipo de aplicação para utilizar aquelas Espressif. Semana passada dei uma estudada na utilização de BLE na plaquinha q peguei emprestado.

Isso – as plaquinhas com ESP32 usam mais energia que as com o NRF, mas tem Wifi e tudo mais, então rola até mesmo fazer ponte de LoRa pra MQTT nelas mesmo.